Quem somos

A nossa equipe inclui antropólogos, internacionalistas, cientistas políticos e sociais. Nossa preocupação sempre foi assegurar que diferentes experiências e capacidades pudessem dialogar. Por isso, a equipe é composta de pessoas da área de pesquisa e ensino, que participaram de debates e negociações internacionais e com experiência de trabalho na base em diferentes países. Além da equipe permanente, o Articulação SUL conta com um grupo de colaboradores dentro e fora do Brasil, com expertise setorial em áreas como saúde, agricultura, educação, meio ambiente, economia solidária e governança urbana.

GRUPO FUNDADOR

  • Bianca Suyama
  • Elisa Camarote
  • Ivone de Souza
  • Luara Lopes
  • Melissa Pomeroy

Bianca Suyama é formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e mestre em Gestão e Desenvolvimento Internacional na London School of Economics and Political Science. Trabalha há 15 anos com governança participativa e cooperação internacional para o desenvolvimento como gestora, assessora, pesquisadora, educadora e consultora.

Trabalhou para organizações nacionais, internacionais e governos locais, entre eles: CARE Internacional UK, Fairtrade Foundation, Coordenação do Orçamento Participativo da Prefeitura de São Paulo. Experiência de trabalho em ambientes multiculturais em mais de 20 países na América Latina, África e Ásia.

Seus interesses incluem: participação cidadã; cooperação sul-sul; análise e avaliação de políticas públicas; diálogo intercultural; relações Brasil-África; aprender com, e contribuir para a sistematização de aprendizado de, movimentos sociais e organizações da sociedade civil que promovem paradigmas alternativos de desenvolvimento. Fluente nas seguintes línguas: português, inglês e espanhol.

b.suyama@articulacaosul.org

Cientista social pela PUC/SP, mestre em Antropologia pela UFBA e doutoranda pelo IFCH-UNICAMP é fundadora, pesquisadora e conselheira do Centro de Estudos e de Articulação da Cooperação Sul- Sul (ASUL). Tem mais dez anos de experiência com pesquisa qualitativa e como técnica em projetos de políticas públicas no âmbito governamental e no terceiro setor. Trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, na Prefeitura Municipal de São Paulo, no Instituto Pólis. Atua também como consultora independente nas áreas de desenvolvimento institucional e planejamento estratégico no apoio a instituições de caráter público como moderadora de processos grupais, a partir da certificação recebida pela H&K e Newfield Consulting. 

e.camarote@articulacaosul.org

Possui mestrado em Regeneração Urbana pela London Metropolitan University e graduação em Engenharia Civil, tem especialização em Saúde Publica pela Universidade de São Paulo, e certificado em Planejamento e habitação África / América Latina (La Cambre – Bélgica)  e cooperação descentralizada (Programa Urbal / União Europeia). Fluente nas seguintes línguas: português, espanhol, inglês e francês.

Tem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento urbano e planejamento local participativo como consultora, gestora de projetos/programas e facilitadora. Larga experiência em gestão integrada de programas em áreas de alta vulnerabilidade social. Trabalhou para diversas agencias das Nações Unidas, IBAS (Fórum de Dialogo Índia Brasil e África do Sul), Agencia Brasileira de Cooperação (ABC), Programa Urbal / União Europeia, Governos locais e entidades privadas.

Tem área de interesse a cooperação descentralizada, facilitação de processos locais, implementação de estratégias, sistematização, intervenção e adaptação de projetos e políticas para o desenvolvimento.

i.souza@articulacaosul.org

Luara Lopes é formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e mestre em Política Externa pelo programa San Tiago Dantas (PUC-SP, Unicamp e UNESP). Trabalha há mais de dez anos com ajuda humanitária e cooperação internacional para o desenvolvimento, em organizações nacionais e internacionais, governamentais e não governamentais, entre elas a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), a Associação Brasileira de ONGs (Abong) e o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Rico de Desastres (UNISDR). Suas áreas de interesse incluem a Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento, transparência e participação na política externa e o papel do Brasil na arquitetura da cooperação internacional para o desenvolvimento. Fluente nas seguintes línguas: português, espanhol, inglês e francês.

l.lopes@articulacaosul.org

Melissa Pomeroy é bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Participação e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Autônoma de Barcelona,  mestre e doutoranda em Ciência Política pela mesma universidade. Suas áreas de interesse principal são participação cidadã e movimentos sociais, análise e avaliação de políticas públicas e cooperação internacional para o desenvolvimento. Dez anos de experiência em pesquisa, monitoramento e avaliação de políticas públicas; planejamento estratégico e desenvolvimento institucional; gestão e avaliação de projetos.

Trabalhou no Orçamento Participativo de São Paulo, no Observatório Internacional de Democracia Participativa da Prefeitura de Barcelona e, como pesquisadora, no Instituto de Governo e Políticas Públicas da Universidade Autônoma de Barcelona. Atuou como consultora em planejamento estratégico, desenvolvimento institucional e sistematização de conhecimento em diversas organizações públicas, privadas e da sociedade civil.  Fluente nas seguintes línguas: português, espanhol e inglês.

m.pomeroy@articulacaosul.org

ASSOCIADA(O)S

  • Daniel Martins
  • Joana Amaral
  • Juliana Costa
  • Laura Trajber Waisbich
  • Maria do Carmo Rebouças dos Santos
  • Mariana Santarelli
  • Marina Caixeta
  • Rogerio Silva

Daniel Martins é bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestre na mesma área pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Tem experiência profissional e pesquisa acadêmica nos seguintes temas: política externa brasileira, participação social, acordos preferenciais de comércio e cooperação Sul-Sul.

d.martins@articulacaosul.org

Joana Amaral é Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. É formada em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo com Diploma de Estudos Avançados em Educação Ambiental pela Universidade de Santiago de Compostela. Possui mais de 12 anos de experiência na formulação e gestão de projetos e programas de cooperação internacional do Ministério do Meio Ambiente e da Educação com países da África e da América do Sul. Atua como facilitadora de processos participativos, criando espaços de análise de contexto, planejamento e sistematização de experiências no setor público e com organizações não governamentais. Pesquisa a atuação das instituições públicas brasileiras na cooperação para o desenvolvimento e na formação de profissionais em metodologias de diálogo intercultural.

j.amaral@articulacaosul.org

Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e em Relações Públicas pela ECA-USP. Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (PUC-SP/UNESP/Unicamp) e doutora em Relações Internacionais pelo IRI-USP. Professora universitária desde 2007. Possui experiência em análise de política externa com métodos quantitativos e mensuração da Cooperação Internacional, com consultoria para agências internacionais. Também é especialista em organização de eventos.

j.costa@articulacaosul.org

Laura Trajber Waisbich é bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em Ciência Política pelo Institut d’Etudes Politiques de Paris. É atualmente doutoranda em Geografia na University of Cambridge (Reino Unido). Possui experiência em pesquisa e articulação política nos temas de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento, Política Externa Brasileira e Direitos Humanos. No passado, trabalhou junto a organizações não-governamentais de direitos humanos no Brasil, Estados Unidos e Bélgica. Desde 2011, Laura é também pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

l.waisbich@articulacaosul.org

Professora Adjunta de Direito da Universidade Federal do Sul da Bahia. Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. Especialista em Estado, Governo e Políticas Públicas pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade do Estado da Bahia. Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador.

Possui longa experiência na área internacional do desenvolvimento e dos direitos humanos tendo coordenado diversos projetos de cooperação Sul-Sul em direitos humanos entre Brasil, a África e a América Latina e atuado como advogada de direitos humanos junto a organismos internacionais.

Foi advogada especialista da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA em Washington, DC, Oficial de Programa e Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Diretora de Cooperação Internacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil.

Na pesquisa e docência atua nos campos dos Estudos Críticos do Desenvolvimento, da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e da Cooperação Sul-Sul; do Direito Internacional dos Direitos Humanos; da Política Internacional; das Políticas Públicas; e dos Estudos Étnico-Raciais.

Em seus estudos, tem se detido na compreensão dos dispositivos do desenvolvimento hegemônico e de sua face prática, a cooperação internacional para o desenvolvimento por meio da análise do campo da cooperação internacional em Guiné-Bissau. Da mesma forma tem pesquisado e problematizado a Cooperação Sul-Sul como um caminho para inspirar novas práticas de desenvolvimento quando alinhada a seus princípios norteadores.

Suas pesquisas também incluem aproximações com o marco crítico de alternativas ao desenvolvimento, como os estudos do Bem Viver, do Comum e de Pluralismos Jurídicos Contra-Hegemônicos.

É integrante do Grupo de Estudos Comparados México, Caribe, América Central e Brasil – MECACB/CNPq da FLACSO. Coordena o Projeto de Pesquisa Usos Emancipatórios do Direito da UFSB.

m.santos@articulacaosul.org

Mariana Santarelli é bacharel em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Politicas de Desenvolvimento pelo Institute of Social Studies de Haia, doutora em ciências sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É também pesquisadora no Centro de Referência de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN) do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento e Agricultura (CPDA/UFRRJ) e membro do Núcleo Executivo do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN).

Nos últimos 18 anos trabalhou na construção da agenda pública da segurança alimentar e nutricional, transitando entre ONGs, governo federal, organizações internacionais e universidade. Dentre outras coisas foi pesquisadora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), coordenadora geral de apoio à implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, quando começou a participar de missões de cooperação sul-sul. Desde então vem se dedicando a compreender como o Brasil vem se consolidando enquanto ator provedor de cooperação, tendo como território de investigação principal, nos últimos anos, Moçambique.

m.santarelli@articulacaosul.org

Profissional e pesquisadora no campo da Cooperação Sul-Sul há mais de 10 anos. Antes das ativiades de pesquisa, trabalhou no governo brasileiro (Ministério da Saúde) e no sistema ONU do Brasil com projetos de cooperação internaiconal. Bacharel em Relações Internacionais (2005), especialista em Desenvolvimento Sustentável (2010), mestre em desenvolvimento, sociedade e cooperação internacional (2014); atualmente é doutoranda do Departamento de Estudos Latino-americanos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB).

No presente, se dedica à pesquisa acadêmica (Curriculum Lattes) e aplicada (trabalhos de consultoria), todos no campo da cooperação Sul-Sul.

http://lattes.cnpq.br/2521803239016390

m.caixeta@articulacaosul.org

Especialista em avaliação e planejamento de programas e políticas sociais, com ênfase nos campos da Saúde e assistência social. Há mais de quinze anos no campo social, atuou como gestor, consultor, docente e pesquisador junto a dezenas de organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais. É doutor em saúde pública pela USP e psicanalista pelo CEP/SP. Estudou avaliação na Western Michigan University/EUA e facilitação de processos de desenvolvimento no CDRA/África do Sul.

r.silva@articulacaosul.org

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!